Nas linguagens de programação sempre haverá uma estrutura que controla o programa executando algumas instruções de acordo com uma regra definida pelo programador. Regras são para que o usuário chegue onde quer ir da melhor forma possível, quanto mais direto melhor (tanto para quem faz o código quanto para o usuário).
Essa estrutura é fundamental, imagine que você quer fazer um programa que rode de um jeito para os que fizerem algumas escolhas e de outro jeito para os que fizerem outras, todos os sistemas que fizerem isso precisam de um IF (traduzindo para os que realmente odeiam inglês: se). Se o usuário clicar num botão faça isso, se clicar em outro faça aquilo, se não clicar faça essa outra coisa... e por aí vai. Quem quiser saber o peso de um "se" veja essa o texto:
Sabendo que precisava subjugar Esparta para ter o domínio total sobre a Grécia, Felipe cercou as fronteiras da Lacônia e enviou uma mensagem aos espartanos.
- Se não se renderem imediatamente - ameaçava -, invadirei suas terras. Se meus exércitos as invadirem, pilharão e queimarão tudo o que vocês mais prezam. Se eu marchar sobre a Lacônia, arrasarei suas cidades.
Alguns dias depois, Felipe recebeu a resposta. Abriu a carta e encontrou somente uma palavra escrita:
“Se”.
Fera não é? Continuemos programando
A estrutura do if é bem simples:
if(condição)
{
comandos a serem executados *só entra aqui se a condição for satisfeita!
}
Existe também como usar um complemento para quando a condição não for satisfeita:
if(condição)
{
comandos a serem executados *só entra aqui se a condição for satisfeita!
}
else
{
comandos a serem executados *só entra aqui se a condição de cima NÃO for satisfeita!
}
Agora veremos como isso funciona na prática:
Vamos fazer um programa bem básico onde o aluno coloca sua nota e descobre se foi aprovado ou reprovado, abaixo o código-fonte:
#include <stdio.h>
void main ()
{
float nota; //nota pode ter uma parte fracionária Ex: 6 e 1/2 = 6,5
printf("Informe o valor de sua nota: ");
scanf("%f", ¬a); //guardando o valor da nota informado pelo usuário
if(nota >= 6) // se a nota for maior ou igual a 6, o usuário está aprovado (6 é a média para aprovação no caso)
{
printf("Voce passou!\n");
}
else // se a nota for menor que 6, o usuário foi reprovado
{
printf("Voce foi reprovado...\n");
}
system("pause"); // esperando que usuário digite uma tecla para fechar programa
}
No próximo post eu continuo essa estrutura introduzindo os operadores e o "else if".
Imagine que você quer colocar mais de uma condição, por exemplo ser homem e ter idade maior ou igual a de 18 anos, como você faria esse programa? E se em vez de duas condições com diferentes comandos tivesse uma terceira, como usar if e else que só abrangem duas condições??? Próximo post! "se"
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