domingo, 13 de fevereiro de 2011

Usando Gráficos em C - Parte I

Nesse post ensinarei como utilizar gráficos em C com a biblioteca "graphics.h", poderemos desenhar formas 2d coloridas. O que poderemos criar? Plotadores de gráficos, simulações de fenômenos físicos em duas dimensões, desenhos 2d... Isso é um novo mundo para você que achava que o C era apenas uma telinha preta com textos.
Para quem quer criar jogos esse post é o primeiro!

1. Instale o Dev-C++ (Ótimo programa, compilador e editor de códigos para C)
2. Instale os seguintes arquivos nos diretórios em parêntesis. (Clique com o botão direito e peça para salvar destino como)
graphics.h (download to C:\Dev-Cpp\include)
libbgi.a (download to C:\Dev-Cpp\lib)
3. Crie um novo projeto e certifique-se de que ele foi marcado como Projeto C++, depois acesse o menu Projeto -> Opções de Projeto e clique na aba Parâmetros, cole o texto abaixo no campo linker:
-lbgi
-lgdi32
-lcomdlg32
-luuid
-loleaut32
-lole32

*O passo 3 é para que seu programa se relacione com essas bilbliotecas necessárias para o funcionamento da biblioteca graphics.

Agora é só fazer código, executem este para ver se tudo funcionou ok:

#include <graphics.h>
  
  int main() 
  { 
      initwindow(400,300); //Abrindo uma tela para os gráficos
      moveto(0,0);         //Movendo para o pixel 0,0 (0 colunas e 0 linhas)
      lineto(50,50);       //Desenhando uma linha do pixel anterior até o pixel 50,50
      while(!kbhit());     //Esperando pelo pressionamento de uma tecla
      closegraph();        //Fechando a tela dos gráficos.
      return 0; 
  } 


É isso aí, funcionando vocês verão uma linha branca na tela. No próximo post mostro as prinicpais funções. E o exemplo de um plotador de gráfico 2d no plano cartesiano.

3 comentários: