terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Meu primeiro script em PHP

PHP (Hypertext Preprocessor) é uma linguagem interpretada livre utilizada em conteúdos dinâmicos na internet.

Ela deixa uma página web mais incrementada, acrescentando novas funcionalidades que somente um HTML com CSS não realizam. Uma grande qualidade é o fato de poder ser utilizado com os outros dois já citados sem nenhum dano. Outra característica positiva está nos seus comandos que são muito parecidos com os de outras linguagens como a C, facilitando o aprendizado.

Requisitos:

Primeiro Passo: instalar um pacote WAMP (Windows, Apache, MySQL, PHP) no seu computador para que você possa visualizar os resultados de seu código sem a necessidade de hospedá-lo em um servidor.  Eu utilizo o XAMPP somente porque foi nele que aprendi, mas fica a seu critério utilizá-lo ou não. Os mais famosos pacotes são o XAMPP e WAMPSERVER (nunca usei esse).

Faça o download e instale o XAMPP, pode usar a versão LITE se quiser que não vai influenciar em nada no nosso uso. O único segredo agora para nós é que devemos salvar todos os nossos scripts no diretório: ...\xampp\htdocs e sempre observar se o servidor Apache e, caso usemos, MySQL foram iniciados (faça isso utilizando o XAMPP Control Panel  - ...\xampp\xampp-control.exe) 

Crie seu código no bloco de notas (ou no editor de sua preferência, claro) salvando-o com a extensão .php

Para visualizar o resultado de seu script digite no navegador: http://localhost/SeuScript.php se estiver numa pasta específica (sempre dentro da htdocs): http://localhost/SuaPasta/SeuScript.php
 

Começando a programar: 
                                     
Inicia-se o código com <?php  e finaliza com ?> podendo ser incluído em qualquer parte do documento. Deve-se finalizar todo comando com ; (ponto e vírgula).

Comentários de uma linha: // Seu comentário

Comentários com mais de uma linha: /* Seu comentário */
 
Comandos ECHO e PRINT:

Comando Echo “” ou Print “” escreve na tela. Ex.:
<?php
echo “Hello World!”; // Tente também com PRINT
?>

Obs.: podemos colocar tags HTML dentro do ‘echo’ que irão funcionar normalmente. Ex.:
<?php
echo “<h1>Hello World!</h1>”;
?>
Próximo post: Iniciando a lógica em PHP

Nenhum comentário:

Postar um comentário